Parceiros

Rima Queijaria Artesanal

Rima Queijaria Artesanal

Rima Queijaria Artesanal, o cuidado com o pasto e a criação das ovelhas de forma mais natural possível, garante leite, produtos e queijos da mais alta qualidade e sabor.

Quando Maria Clara e Ricardo, depois de casados, tiveram o primeiro filho começaram a pensar em trocar a vida na cidade grande por uma outra mais saudável.

Tentando encontrar uma alimentação mais saudável para o menino, perceberam que havia falta no mercado de produtos e produtores que optassem por uma vida mais natural ou orgânica.

Decidiram, então, partir para uma nova vida e optaram pelo campo, lugar ideal para estarem em contato com a natureza e produzir alimentos de forma mais sustentável.

Em 2016, tiveram a ideia de produzirem queijos de ovelha.

A família já criava ovelhas para corte, numa propriedade rural em Porto Feliz.

E a partir de lá, foi um bom começo para adaptar a estrutura para produção de leite e queijos.

Para poderem desfrutar desse desejo, o casal passou dois meses na Espanha e Portugal.

Conhecendo as tradicionais e famosas produções de queijos de ovelha, como o Serra da Estrela, um dos principais produtos das duas regiões.

Os produtores:

Formada em jornalismo, Maria Clara trabalhou muito tempo como assessora de imprensa, jornal, site e rádio.

Boa parte da sua infância, passou na fazenda e, como a mãe era cozinheira, sempre teve contato com o universo da comida.

Por tudo isso, foi fazer cursos (nacionais e internacionais) na área de queijos, e, dando vida às próprias receitas, hoje comanda toda a produção de queijos.

Antes de fundar a queijaria, Ricardo fez parte da área de sustentabilidade das olimpíadas do Rio de Janeiro.

É formado em gestão ambiental e atuou em ONGs ambientalistas, especialmente na região amazônica.

Com toda essa experiência resolveu aliar produção agropecuária e preservação ambiental; hoje aplica as técnicas de sustentabilidade na produção da Rima.

Maria Clara cuida dos queijos e Ricardo de tudo que acontece antes: manejo dos animais, produção do leite, manutenção do pasto e do sítio.

As Ovelhas:

São quase 500 ovelhas de raça francesa Lacause, criadas a pasto, que recebem complemento alimentar e silagem, feitas no próprio sítio.

Até que atinjam a idade de desmama, os cordeiros ficam com suas mães; isso faz com fiquem menos estressados e aumenta a qualidade do leite.

Sobre o leite:

Nutritivo e de fácil absorção.

O leite da ovelha contém uma grande quantidade de probióticos (micro-organismos que ajudam na digestão) e possui compostos que auxiliam a quebra de lactose, além de cadeias pequenas de gordura e proteína, isso o torna uma fonte energética de rápida absorção, diferentemente do leite de cabra, búfala e vaca.

Os produtos: 

Por não possuírem conservantes, espessantes, corantes, inibidores, estabilizantes ou qualquer outro aditivo, produzimos leite de alta qualidade.

Boa parte dos queijos é feita a partir de receitas próprias, usando a própria inspiração e criatividade.

Além de variedades frescas, maturadas, produzimos também outros derivados de leite, como iogurte, coalhada seca e doce de leite cremoso.

Para adquirir estes maravilhosos produtos e queijos artesanais, Clique Aqui.

Publicações Relacionadas