Queijo Capital de Alagoa

Queijo Capital de Alagoa, qualidade e sabor acima de tudo

Queijo Capital de Alagoa

Queijo Capital de Alagoa

Queijo Capital, uma família tradicional na produção de queijos artesanais de Alagoa/MG.

Hoje em dia, o sítio Corquinho é comandado pelo Humberto, um professor de matemática que a mais de 3 anos e meio voltou para a roça para ajudar e somar forças ao seu pai, senhor Lourenço (caçula de uma família de 14 irmãos todos produtores), que vinha passando por alguns problemas no sítio.

Chegou cheio de projetos e novas ideias como o “Day Use”, onde a pessoa conhece o trabalho e a produção de queijos juntamente com o Humberto que vai contando a história do sítio e explicando sobre o que fazem e porque fazem.

A produção hoje conta com 90% do rebanho sendo girolando (3/4 de sangue), que são alimentadas com dieta balanceado excepcionada por um profissional.

As vacas são tratadas com o capim produzido no próprio sítio e nos tempos de estiagem é usada a silagem.

Com um acompanhamento de um médico veterinário e zootécnico, o gado sempre passa por uma inspeção, permitindo assim que o mesmo esteja livre de tuberculose e brucelose.

O queijo é processado com leite cru e a massa elevada a um cozimento a 50 graus, em um tacho inoxidável aquecido a vapor (lembrando que a massa é cozida, o leite é cru).

Tudo isto permite um queijo diferenciado com teor de gordura em torno de 4,5%.

Hoje é produzido o queijo tradicional (Famoso Queijo Artesanal de Alagoa) e algumas variações que são:

Curtido ao vinho, curtido ao café, defumado natural, temperado, maturado, maturado no Azeite e Panelas de Queijo.

Alagoa/MG

Muitas histórias a contar, um chão que atrai, um povo que acolhe.

Um terroir diferenciado e único, que despertou em um italiano, há mais de cem anos, a ideia de se produzir em suas terras um queijo com receita do famoso Parmegiano regiano (O Parmesão).

O tempo foi passando e as pessoas foram, então, compartilhando tal receita, que passou a fazer parte da cultura e desenvolvimento daquela pequena comunidade, geração a geração.

Hoje, conhecida por alguns como “Terra do Queijo Parmesão” e por outros como “Terra do Queijo Artesanal“, se destaca por sua qualidade e sabor incomparável e “incopiável”.

De caráter receptivo e hospitaleiro, clima marcante e população “de fato” mineira, deixa sempre um sabor de “quero mais” nas pessoas que em seu solo pisam.

Localizada nas entranhas montanhosas mais altas do sul das Minas Gerais, com caloroso afeto pelos filhos e visitantes, inserida na Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira, com parte do seu território integrando o Parque Estadual Serra do Papagaio.

Com muito verde e um ar puro, conhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

Com queijos de altíssimo escalão, premiados nacional e internacionalmente, você irá encontrar um paraíso chamado Alagoa.

Para adquirir esses excelentes queijos artesanais brasileiros, e só Clicar Aqui.

Compartilhar esta artigo