Pardinho Artesanal
Paladar Apurado2022-08-19T20:42:05-03:00Pardinho Artesanal, valorizam em seus produtos as características locais, trazendo uma nova perspectiva sobre a riqueza e complexidade do fazer manual.
Os queijos da Pardinho Artesanal são elaborados com leite cru, maturados em prateleiras de madeira e acompanhados diariamente durante todo o seu processo de evolução.
Produtos que unem o que há de melhor do ponto de vista técnico-laboratorial e asseguram a excelência à produção manual.
A Pardinho Artesanal é uma das grandes queijarias que fazem parte do Caminho do Queijo Artesanal Paulista.
A Fazenda
Localizada no município de Pardinho, a cerca de 200km da capital paulista, a fazenda está a 960m de altitude, reunindo condições climáticas e ambientais singulares.
Metade de sua área é destinada à preservação de sua exuberante mata nativa, já a outra dá espaço às pastagens responsáveis pela alimentação do gado Gir.
Foi uma das primeiras fazendas do mundo a obter certificação ISO 14001, de gestão ambiental.
Animais
O trabalho de Pardinho Artesanal está no Gir, raça zebuína de aptidão leiteira.
Originaria da Índia seu leite possui caraterísticas únicas, tanto sensoriais (sabores e aromas) quanto nutritivas.
O bem-estar do animal é uma das maiores preocupações da fazenda, por isso não separam os bezerros das vacas durante a ordenha, deixando sempre um teto disponível ao animal.
Assim, além de garantir a saúde dos bezerros e o bem-estar das vacas, conseguem tirar o leite com o estímulo natural, sem artifícios químicos.
Pastagem
Um dos pilares fundamentais do projeto e a criação das vacas livres, se alimentando basicamente das pastagens da cuesta.
Este método de manejo e o grande responsável tanto por imprimir as características do lugar no leite, como pelo bem-estar dos animais, ambos fundamentais para a qualidade dos produtos.
Leite Cru
Todos os queijos são fabricados a partir de leite cru, em sua forma mais pura sem nenhum processamento ou pasteurização.
Isso permite que a flora presente no leite se mantenha viva, trazendo complexidade e sabor aos queijos.
O uso desta matéria prima requer muito cuidado, por isso contam com um protocolo diário de análises em seu laboratório, sendo um dos primeiros laticínios artesanais aprovados pelo MAPA para o trabalho com leite cru.
Fabricação
Dentro do laticínio, tudo é feito com a atuação direta de seus artesãos.
O leite que chega vai para tachos de cobre, reformados de uma antiga produção francesa em Comtè, neles são aquecidos, adicionadas as culturas e cortados.
Após retirados dos tachos, são enformados.
Todos os processos são feitos manualmente, um por um, com o cuidado que cada um deles merece ter.
Maturação
Antigos silos de trincheiras deram lugar as caves de maturação montadas com base nas mais avançadas tecnologias, como controle de temperatura, umidade e reposição de gases.
Este processo final é fundamental para dar as características próprias de cada um dos queijos.
Todos os queijos são vistoriados diariamente, alguns virados, outros lavados, tudo para que seus sabores, aromas e texturas proporcionem aos clientes experiências memoráveis.
Para adquirir os excelentes queijos paulistas da Pardinho Artesanal, é só clicar aqui.
Deixe um Comentário