Manifesto: Caminho do Queijo Artesanal Paulista
Paladar Apurado2022-08-19T20:13:49-03:00Manifesto:
Nós, enquanto criadores do Caminho do Queijo Artesanal Paulista, defendemos que:
O valor do queijo artesanal está nas escolhas realizadas pelo artesão queijeiro para garantir a qualidade de sua produção, da seleção de suas matérias-primas à definição dos processos empregados em suas receitas , incluindo o aproveitamento das condições climáticas e geográficas que ajude a definir a identidade de seus produtos.
A variedade de queijos oferecida no Estado de São Paulo é das mais representativas do país e deve ser considerada como tal:
Devem ser valorizadas a liberdade criativa e a interferência humana no processo, pois esta possibilitam a inovação, coma criação de novas variedades e estilos, respeitando os limites da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Para que um queijo seja considerado Artesanal Paulista, todo o leite nele presente, cru ou pasteurizado, deve provir do Estado de São Paulo e possuir um excelente padrão de qualidade.
É fundamental reconectar e reaproximar os pequenos produtores dos consumidores finais, aperfeiçoando os processos de rastreabilidade e promovendo o consumo consciente e local,
Faz-se necessário o aprimoramento das normas de inspeção, orientação e registro do Poder Público, desenvolvendo um acompanhamento positivo e colaborativo junto aos produtores, com mais incentivos, flexibilizando, inclusive o uso do leite cru.
A produção queijeira tem enorme impacto social e econômico e é peça-chave para o desenvolvimento do Estado, da agricultura familiar e para a fixação do homem do campo.
Todos os consumidores merecem comer, no dia a dia, queijos melhores que os industrializados, deixando aditivos, conservantes e aromatizantes fora da casa. Queijos artesanais, bons e limpos, devem ser a regra, não a exceção.
Juntos, oferecemos centenas de empregos, processamos milhares de litros de leite por mês e produzimos mais de 100 tipos diferentes de queijos de vaca, cabra, ovelha e búfala, de diferentes raças.
Buscamos, portanto, apoio, nas mais diversas esferas: dos consumidores, dos parceiros, dos distribuidores, do mercado e também do Pode Público.
Que o Caminho do Queijo Artesanal Paulista promova a mudança cultural que esperamos! Valorizar a produção queijeira do Estado é valorizar nossa própria cultura.
São Paulo, agosto de 2017
Mapa do Caminho do Queijo Artesanal Paulista:
Não deixe para depois, venha adquirir e se deliciar com estes maravilhosos queijos artesanais Paulista, é só clicar aqui.
Deixe um Comentário